“GERUNDISMO”


Imagem

Gerundismo é uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos no gerúndio, cujo emprego é relativamente recente no português, particularmente o brasileiro. A concordância da construção com a sintaxe do português não é ponto pacífico, sendo, por vezes, considerada um vício de linguagem. O Gerundismo foi estigmatizado graças ao seu emprego constantemente impreciso semanticamente e ao preconceito lingüístico.

Primeiro foi a época do “a nível de”. Parece que o modismo já passou. Veio, então, uma nova moda, e tão avassaladora, que ganhou até um nome específico: gerundismo.

Muitas pessoas se sentem incomodadas com a frequência com que se ouvem frases como “Você poderá estar comprando por telefone”, “Vou estar lhe retornando…”, “Vamos estar construindo”…

Muita gente se dá conta de que se trata de um costume recente, de uma construção viciosa e de um modismo infeliz. Muitos chegam a apontar como causa do fenômeno a imitação servil da construção inglesa “I will be + gerúndio”.

O gerundismo pode ter tido sua origem em traduções literais do inglês de expressões empregando o futuro contínuo desta língua, sem atenção para a semântica e sintaxe originais e ao fato de que este tempo verbal inglês é construído com o particípio presente (gerúndio), uma das formas infinitivas do verbo, que muitas vezes deve ser traduzido para o infinitivo português e não para o seu gerúndio.

Mas o problema é: pode-se falar de um erro de português? A Fuvest colocou o dedo na ferida. Transcreveu o seguinte fragmento de uma crônica: Quando o (a) teleatendente diz: “O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo sua ligação”, ela pensa que está falando bonito.

Por sinal, ela não entende por que “eu vou estar transferindo” é errado e “ela está falando bonito” é certo. E vem a pergunta da banca: Você concorda com a afirmação do jornalista sobre o que é certo e o que é errado no emprego do gerúndio?

Justifique sucintamente sua resposta!!!

Frases no gerundismo:

Podemos estar recebendo.

Amanhã estarei ajudando meu filho no dever de casa.

Eu vou estar fazendo a consulta do seu cheque para que eu possa estar concluindo a venda.

Às vezes, eu tenho vontade de estar esganando quem usa gerundismo.

Frases no gerundio:

Podemos receber.

Amanhã ajudarei meu filho no dever de casa.

Eu vou fazer a consulta do seu cheque para que eu possa concluir a venda.

Às vezes, eu tenho vontade de esganar quem usa gerundismo.

 

Imagem

Pessoal, gerundismo não é gerúndio. O uso do gerúndio no português é correto e usual, porém o gerundismo (ou seja, excesso do Gerúndio) é horrível.

FRASE DO DIA:

Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorante que poderemos solucioná-los.
(Issac Assimov)

<!— Envie a um amigo!–>

Categorias: Uncategorized | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

